terça-feira, 31 de março de 2009

Redes Sociais e o Marketing

A minha pesquisa tem como objectivo apurar a relação entre as redes sociais e o marketing. Se é um assunto debatido nestas redes ou se já são utilizadas para o marketing. Ao pesquisar no Google logo nas primeiras páginas, Maristela Alves, explica como e onde devemos publicitar o produto para que este tenha mais visibilidade.
Outro site que achei bastante interessante divulga um relatório sobre o uso de redes sociais como ferramentas de marketing. O relatório é de Michael Stelzner, para a sua realização ouviu 900 empresários, destes:
- 88% Já empregam redes sociais para fins de marketing;
- 72% Passaram a fazer uso das redes sociais a menos de dois meses;
- 64% Usam as redes sociais durante 5 horas ou mais por semana;
- 39%, a mais de 10 horas por semana;
- 81% Acreditam nos benefícios gerados pela exposição da marca e produtos na rede e na construção de novas relações comerciais; mais de metade teve aumento de tráfego em seus sites, comprovado pelas métricas dos serviços de busca.



No YouTube para alem deste vídeo encontrei diversos canais relacionados com o marketing cerca de 8740. Os que me pareceram mais interessante foram o canal de Edmundo Roveri e o de Estrategias de marketing y publicidad 2.0.

No faceboock encontrei apenas 2 grupos ao pesquisar “redes sociais e marketing”, mas mudando a pesquisa para “social media marketing” os resultados passaram para mais de 500, acabei por me juntar aos grupos marketing digital & redes sociais e ao Social Media Marketing.

No Flickr a pesquisa realizada deu 77 resultados, acabei por ingressar no grupo adbusters 2160 membros 5022 itens, a principal razão foi o facto deste grupo ter tantos membros o que me fez pensar que deverá ser bastante dinâmico.

Com esta pesquisa fiquei convencido de que o marketing está a aproveitar bastante bem estas novas ferramentas da Web 2.0, tanto a nível de divulgação de trabalhos (portfolios), como na criação de redes em que as pessoas interagem. Fiquei também a perceber que as redes sociais podem ser utilizadas pelas empresas para conhecer melhor os seus targets.

1 comentário:

  1. Falta explicar como realizou a pesquisa no Google e como filtrou os resultados.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar