terça-feira, 17 de março de 2009

Exploração de redes sociais







As redes sociais na internet permitem aos utilizadores interagirem entre si, mesmo que separados por milhares de quilómetros. Pode também ser uma poderosa ferramenta para as empresas, tanto para publicitar os seus produtos como para ter um contacto mais próximo e personalizado com o cliente.





Pelo contacto que já tive com o twitter percebi que é uma ferramenta bastante interessante pois permite que um grande grupo de pessoas saiba em tempo record o que outra pessoa esta a fazer ou o que acaba de presenciar ou o que acaba de saber. Esta rapidez faz com que a informação nos chegue ao mesmo tempo que chega às redacções dos jornais. Um exemplo disso foi a queda do avião no rio Hudson, esta informação chegou-me primeiro pelo twitter do que pelos meios de comunicação tradicionais. Outro exemplo foi a informação de que iria ser publicada uma entrevista do Bruno Nogueira no jornal Expresso daquela semana, como não sou comprador habitual deste jornal não teria acesso aquela entrevista se não fosse seguidor dele no twitter.





Já conhecia o facebook mas não tinha criado nenhuma conta por achar não ser necessário visto que já era utilizador do Hi5. Não sei se ainda não explorei devidamente esta rede social mas a minha opinião não se alterou. Com o facebook tive oportunidade de voltar a ter contacto com amigos que já não vejo com tanta regularidade, permitiu-me fazer parte de grupos onde se debatem temas do meu interesse.




O flickr é também novo para mim, já tinha visto fotos de lá mas não tinha conta. Penso que esta ferramenta será mais interessante para os amantes da fotografia e da imagem para aqui poderem expor os seus trabalhos.




Já era um grande seguidor do YouTube, vejo neste site bastantes vídeos de variadíssimos temas, publicidades, tutoriais, noticias que não vi ou que quero rever, excertos de programas (antigos ou do dia anterior).



2 comentários:

  1. Faltar tornar o texto hipertextual, fazendo hiperligações para os sites que refere.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar
  2. boa noite,

    que bom de ver ao meu "clone" !
    ate ja.

    Ludovic Esteves
    http://www.facebook.com/profile.php?ref=profile&id=596529305

    ResponderEliminar